A desentupidora PH Serviços SP no seu compromisso de preservação ambiental e conscientização de todos quanto ao perigo no manuseio de esgoto e água parada, publica periodicamente nesse espaço as matérias mais relevantes a respeito das doenças transmitidas pela água, seus sintomas, como trata-las e o mais importante, como evitá-las.
Desentupimos
Secamos Fossa
Evite a água parada na sua residência ou empresa fazendo manutenção preventiva na sua rede de esgotos. Para serviços de desentupimentos de qualquer tipo, limpeza e esgotamento de fossas, chame a desentupidora PH Serviços SP.
Desentupidora em São Paulo. Ligue já e chame a PH (11) 97037-7100
fonte: mdsaude
A maioria das doenças transmitidas pela água são causadas por micro-organismos presentes em reservatórios de água doce, habitualmente após contaminação dos mesmos por fezes humanas ou de animais. A transmissão do agente infeccioso através da água pode ocorrer pelo contato com a pele durante o banho, pela ingestão ou pela aspiração de germes presentes na água.
A forma mais comum de contaminação é através da ingestão, seja diretamente bebendo água contaminada ou pelo consumo de alimentos lavados com água infectada.
Nas regiões onde não há saneamento básico (falta de água tratada ou rede de esgoto), as doenças infecciosas podem ocorrer devido à contaminação da água de rios, lagos, córregos e, em alguns casos, até mesmo do mar por dejetos humanos e de animais. O modo mais comum de contaminação das águas é através do despejo de esgoto não tratado.
Só para se ter uma ideia, quantidades mínimas de fezes, como apenas um grama, podem conter cerca de 10 milhões de vírus, 1 milhão de bactérias ou até 1000 parasitas.
Além das infecções transmitidas diretamente pela água, há também outras doenças relacionadas à água, como infecções causadas por mosquitos que se reproduzem em água doce parada, nomeadamente dengue, febre chikungunya e febre amarela. Como estas não são doenças transmitidas diretamente por água contaminada, elas não serão citadas neste artigo.
O consumo de água contaminada por substâncias químicas, como chumbo, arsênico e flúor, também pode levar a doenças.
Neste texto vamos fazer uma rápida revisão sobre as principais doenças causadas por água contaminada com germes. Se você quiser saber mais detalhes sobre as doenças citadas neste texto, utilize os links fornecidos para acessar os artigos específicos sobre cada uma.
A hepatite A é uma infecção viral transmitida pela via fecal-oral, ou seja, a pessoa precisa ter contato com fezes humanas contaminadas para se contaminar.
A transmissão do vírus da hepatite A pode se dar através da contaminação de alimentos preparados por pessoas infectadas que não lavam as mãos após evacuarem ou pelo contato das fezes contaminada com águas, nos locais onde não há saneamento básico. Praias, rios e lagos que recebem esgoto não tratado podem ter suas águas contaminadas com o vírus da hepatite A.
A hepatite A apresenta-se habitualmente como um quadro de diarreia, associada à perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e febre. Após uma semana surge a icterícia, sintoma clássico da hepatite A aguda, que se caracteriza por pele e olhos amarelados (leia: O QUE É ICTERÍCIA?).
Para saber mais detalhes sobre a hepatite A, leia HEPATITE A | Sintomas, tratamento e vacina.
A cólera é uma infecção causada pela bactériaVibrio cholerae e se caracteriza por um severo quadro de diarreia aquosa, que pode levar rapidamente à grave desidratação.
A cólera também é transmitida pela via fecal-oral, podendo ser adquirida através da água e de alimentos contaminados. O Vibrio cholerae, após ser ingerido, instala-se no intestino e passa a produzir uma toxina que ataca as células intestinais, provocando uma grave diarreia.
Além da cólera e da hepatite A, vários outros germes, incluindo bactérias, vírus e parasitas, podem contaminar águas e os seres humanos que entram em contato com as mesmas. Só para citar alguns:
a) Bactérias:
b) Vírus:
Leia: VÔMITO E DIARREIA | Gastroenterite viral
c) Parasitas:
Para saber mais sobre diarreia e suas causas, leia: DIARRÉIA | Sinais de gravidade
A principal fonte de transmissão da leptospirose são os ratos de esgoto. A infecção pode ocorrer após o consumo de líquidos e alimentos, mas a via principal é pelo contato direto da pele com água contaminados pela urina destes roedores. O risco de transmissão é grande durante as enchentes, quando as águas contaminadas dos esgotos se misturam com o excesso de água das chuvas. Quanto mais prolongado for o contato da pele com a água contaminada pela urina de rato, maior é o risco de contágio.
Mais de 75% dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular. 50% apresentam náuseas, vômitos e diarreia. Um achado típico da leptospirose são os olhos acentuadamente avermelhados.
Para saber mais sobre a leptospirose, leia: LEPTOSPIROSE | Sintomas e tratamento.
A esquistossomose, também conhecida por barriga d’água ou doença do caramujo, é uma infecção causada pelo parasita Schistosoma, que vive em águas contaminadas por fezes e povoadas pelo caramujo.
A esquistossomose pode ser adquirida através da ingestão de água contaminada, mas sua principal via é através da pele em pessoas que se banham em águas contaminadas pelo parasita.
A esquistossomose pode causar grave doença do intestino e do fígado.
Para saber detalhes sobre a esquistossomose, leia:
– ESQUISTOSSOMOSE | Ciclo e prevenção
– ESQUISTOSSOMOSE | Sintomas e tratamento
Exposição do ouvido à água é um fator de risco bem conhecido para otite externa (inflamação da região mais externa do ouvido). A otite externa é também conhecida como “otite do nadador”.
O excesso de umidade leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, mudando a microflora do canal do ouvido, o que favorece o crescimento de bactérias que causam a otite. A otite pode ser causada por bactérias ou fungos, e águas com elevado grau de contaminação aumentam ainda mais o risco de lesão do ouvido. Porém, a otite pode surgir mesmo em pessoas que só frequentam piscinas com adequado tratamento da água.
Para saber mais sobre a otite externa, leia: OTITE EXTERNA
VII - Legionelose (doença dos legionários)
A legionelose, também conhecida como doença dos legionários, é uma infecção provocada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila. A legionelose é uma infecção pulmonar que costuma ser adquirida através da inalação de partículas água contaminadas com a bactéria Legionella.
A legionelose não é transmitida de pessoa para pessoa nem é adquirida pelo consumo de água contaminada. Para adquirir a Legionella é preciso aspirar partículas de água contaminada presentes no ambiente.
Diversos tipos de sistema de água já foram identificados como potenciais fontes de legionelose. Entre os mais comuns estão sistemas de aquecimento ou arrefecimento de água, ares-condicionados centrais, banheiras de hidromassagem, chuveiros, equipamentos de água sob alta pressão, umidificadores, chafarizes, fontes artificiais, nebulizadores, saunas a vapor, etc. Qualquer ambiente onde haja vaporização ou emissão de partículas de água pode ser uma fonte de contágio, caso a água esteja contaminada com a bactéria.
Para saber detalhes sobre a legionelose, leia: LEGIONELOSE – Doença do Legionário.
Desentupimento em São Paulo ? Ligue já e chame a PH (11) 97037-7100
Executamos: Limpa fossa, desentupimento em lavatório, desentupimento em ramal de pia, desentupimento em ramal de tanque, desentupimento em ralo de box, desentupimento de ralo de quintal, desentupimento de tubulação de alta pressão, desentupimento de fossa, esgotamento de fossa, higienização de fossa, hidrojateamento em fossas, desentupimento de banheiros, desentupimento de banheiras, desentupimento em casas, desentupimento de calhas, desentupimento de canos, desentupimento de colunas, desentupimento em edifícios, desentupimento em escolas, desentupimento de esgotos, desentupimento de fossas, desentupimento em indústrias, desentupimento em pias, desentupimento em tanques, desentupimento de ralos, desentupimento de rede de águas pluviais, desentupimento de tubulações, desentupimento de vaso sanitário, desentupimento de privadas, desentupimento de lavabo, desentupimento de bacia, desentupimento por hidrojateamento, desentupimento de PV, desentupimento de bueiro, caça vazamentos, esgotamento de fossas, esgotamento de piscinas, esgotamento de caixa de passagem, esgotamento de poço de recalque, esgotamento de inundações, hidrojateamento, higienização de rede de esgoto, limpeza de fossa, limpeza de caixa de gordura, limpeza de PV, limpeza de caixa de passagem, limpeza de poço de verificação, limpeza de bueiro, limpeza de caixa de inspeção, vídeo inspeção entre outros.
A desentupidora PH Serviços SP atende a cidade de São Paulo e os seguintes municípios:
Desentupidora Atibaia - Desentupidora Barueri - Desentupidora Biritiba Mirim - Desentupidora Cajamar - Desentupidora Carapicuiba - Desentupidora Cotia - Desentupidora Diadema - Desentupidora Embu das Artes - Desentupidora Embu-Guaçu - Desentupidora Francisco Morato - Desentupidora Granja Vianna - Desentupidora Guarulhos - Desentupidora Itapecerica - Desentupidora Itapevi - Desentupidora Itaquaquecetuba - Desentupidora Itú - Desentupidora Jandira - Desentupidora Jundiai - Desentupidora Juquitiba - Desentupidora Mairiporã - Desentupidora Mauá - Desentupidora Osasco - Desentupidora Pirapora do Bom Jesus - Desentupidora Ribeirão Pires - Desentupidora Rio Grande da Serra - Desentupidora Santana de Parnaiba - Desentupidora Santo André - Desentupidora São Bernardo do Campo - Desentupidora São Caetano do Sul - Desentupidora São Lourenço da Serra - Desentupidora São Paulo - Desentupidora Taboão da Serra.
Desentupidora com atendimento expresso para as todas as regiões da cidade de São Paulo
Desentupidora PH SERVIÇOS SP - Dedicação total à você
Limpa fossa em São Paulo. Ligue já e chame a PH (11) 97037-7100
"É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça."
30/07/23