SELEÇÕES PH
O objetivo dessa sessão é selecionar interessantes vídeos da internet que podem ajudar nossos clientes em questões de saneamento básico, saúde, higiene, racionamento, reciclagem, tratamento de água e tratamento de esgoto.
Escassez de água doce
Você deve ter ouvido que estamos com falta de água doce. Isto pode soar estranho para você pois, se você vive em um lugar com água em abundância, correndo das torneiras e dos chuveiros a qualquer tempo com certeza não parece um grande problema.
Está lá, certo? Errado!
A única coisa óbvia sobre a água doce é quanto precisamos dela, pois é essencial para a vida. Precisamos pensar sobre isso cuidadosamente. Agora, nesse exato momento, algumas pessoas, mulheres e crianças em particular, andam horas e quilômetros para conseguir água doce e mesmo assim, ela pode não estar limpa.
A cada 15 segundos, uma criança morre por água contaminada. Isto é trágico!
As razões mais importantes para se pensar em água doce, portanto, tem a ver com o que podemos chamar de bem comum. Isto não é algo sobre o qual pensamos normalmente mas significa reconhecer o quanto importa a água doce para o florescimento da vida dos seres humanos e outras espécies na terra agora e no futuro.
Muita gente assume que a falta de água doce está ligado ao desperdício de cada um: torneira aberta enquanto escova os dentes, por exemplo, ou tomar longos banhos. A maioria de nós assume, portanto, que a falta de água pode ser resolvida melhorando os hábitos pessoais, tomando banhos mais curtos ou fechando a torneira enquanto escova os dentes.
Mas, a escassez de água doce no mundo não começa e nem termina no seu chuveiro. No mundo todo, o uso da água doce em casa é responsável por apenas 8% do consumo. Compare com os 70% que vão para a agricultura e os 22% que tem uso industrial.
Hábitos individuais são parte do quebra-cabeças. Você deve economizar água sempre que possível, fechando a torneira quando escova os dentes, ou lava a louça, tomando banhos curtos e usando água de reuso para lavar carro e regar o jardim por exemplo.
fonte: TED-Ed
Escassez da água doce: Uma introdução ao problema - Christiana Z. Peppard
Crise Hídrica em São Paulo
Convencionou-se chamar de crise hídrica em São Paulo o evento ocorrido entre os anos de 2014 à 2016 quando uma severa seca com as chuvas abaixo das médias históricas fizeram com que os principais reservatórios de água doce da região metropolitana de São Paulo atingi-se níveis críticos.
O mais afetado, e também o maior e que atende a maior parte da população da grande São Paulo (8 milhões de pessoas) foi o sistema Cantareira, qua atingiu pela primeira vez o volume morto e forçou a Sabesp, que administra o sistema, a instalar bombas para conseguir aproveitar essa água que fica abaixo do ponto de captação do sistema.
Diversas ações foram tomadas pela Sabesp e pelo Governo de São Paulo para minimizar o problema, entre as principais podemos destacar o racionamento, que em algumas áreas foi bastante severo, a interrupção do fornecimento à noite, as campanhas de conscientização para a economia de água e obras de interligação entre os reservatórios para desviar água de uma bacia produtora para outra.
As chuvas de 2017 que voltaram a ficar dentro da média histórica resolveu temporariamente o problema, entretanto o sinal de alerta ficou ligado com a percepção que o atual sistema não tem a capacidade de continuar atendendo o crescimento para os próximos anos e ações adicionais precisaram ser tomadas. Buscar água cada vez mais longe está se tornando anti econômico e as campanhas de economia de água tem um alcance limitado.
O melhoria dos processos de uso da água o maior aproveitamento da água de reuso e principalmente a solução dos problemas de desperdício na rede da Sabesp, que chega a perder por vazamentos quase um terço da água produzida parecem ser as únicas soluções possíveis no médio prazo.
Níveis do Reservatórios
Acompanhe aqui os níveis dos principais mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo: Rio Grande, Rio Claro, Alto Tietê, Alto Cotia, Guarapiranga e Cantareira:
30/05/23