Desentupidora PH Serviços SP
SELEÇÕES PH
Artigos interessantes sobre meio ambiente, água, preservação ambiental, ecologia, conservação, tratamento de esgoto, história, doenças relacionadas com a água, captação e tratamento de água, saneamento básico, reciclagem, reuso e ecossistema que a desentupidora PH Serviços SP seleciona para você:
Uma pessoa comum se livra de aproximadamente 130 gramas de cocô por dia. Talvez duas vezes mais se tiver comido no Taco Bell.
Sete e meio bilhões de pessoas na terra resulta em literalmente uma montanha de cocô humano por dia, mesmo que a maioria de nós finja que isso não exista, tudo graças a uma invenção que tem melhorado a saúde e qualidade de vida mais de que qualquer outra na história da humanidade.
Como o banheiro mudou a história
Ursos fazem nas florestas, baleias no oceano e 2,4 bilhões de humanos NÃO fazem em um banheiro. Desinteria, Rotavírus febre Tifoide, parasitas e outras infecções levam a centenas de milhares de mortes todos os anos, tudo porque uma a cada três pessoas vivas em 2017 não tinham acesso a banheiros e vasos sanitários.
Do topo de nossos tronos de porcelana nós deixamos vários de nossa espécie se afogando em fezes. Aproximadamente um bilhão de pessoas ainda defeca em lugares abertos como no mato. Milhares de anos atrás todos faziam assim, mas a medida que desenvolvemos a agricultura e nos estabelecemos em cidades o cocô começou a se acumular.
Por volta de cinco mil anos atrás, aldeões do neolítico construiram os primeiros banheiros conhecidos em Skara Brae. Na mesma época, muitas casas em Mohenjo Daro tinham banheiros completos com drenos, as pessoas mandavam o cocô pelo esgoto que era esvaziado dentro do rio Hindo.
Levaria ainda milhares de anos até que relacionássemos germes às doenças, mas evitar a sujeira tem raízes evolutivas profundas. Excreções corporais, morte e cheiro de podre podem ser sinais de perigo ou doença, acionando nosso senso inato de nojo.
Esse instinto biológico acabou em códigos morais de muitas religiões, como passagens do antigo testamento (Deuteronômio 23 12-13) que instrui os hebreus a fazerem suas fezes com determinado ritual:
12 "Determinem um local fora do acampamento onde se possa evacuar.
13 Como parte do seu equipamento, tenham algo com que cavar e, quando evacuarem, façam um buraco e cubram as fezes.
A sociedade romana estava confortável com o cocô. Em um dado momento, Roma tinha 144 banheiros públicos, bancos largos e abertos que eram esvaziados na Cloaca Maxima, um sistema de esgoto que levava o lixo até o rio Tibre. Mas a vasta maioria dos romanos simplesmente fazia cocô em um pote e despejava na rua. Como lixo e doenças de acumulavam, os romanos acusaram o fedor como causa de doenças.
Após o império romano cair, essa relação entre ar ruim e falta de saúde persistiu, impedindo as inovações nos banheiros por mais mil anos. Durante surtos de doenças na idade média, médicos usavam mascaras pontudas preenchidas com ervas ou perfumes para "limpar" o ar ruim, o qual eles acreditavam que causavam as doenças. Eles estavam errados mais essa obsessão com o fedor iria mudar o mundo de formas que ninguém nunca viu.
Ao contrário da crença popular, Thomas Crepper não inventou a descarga. Essa honra vai para John Harington, seu dispositivo "Ajax" esvaziava a bacia com água de um tanque sobre a cabeça. Mas as descargas não "pegaram" até 1775 quando Alexander Cummings revolucionou a forma como fazemos cocô, ao adicionar uma "armadilha em S" com água sifão) para bloquear os gases do esgoto.
Durante a revolução industrial a maioria das fezes das pessoas ainda acabavam em ruas e fossas e o crescimento da população era muito grande para os esgotos de Londres. Em meados de 1800 a cidade estava literalmente transbordando em cocô. Com isso vem a Cólera, uma infecção causada por bactérias cujas toxinas basicamente fazem com que toda a água do seu corpo saia pelas fezes com a diarreia, causando a morte pela desidratação.
A cólera atingiu Londres em 1854. Ao invés da velha hipótese do "ar ruim", um médico chamado John Snow acreditava que a cólera era causa ao se consumir água contaminada pelo esgoto, dando provas do seu ponto de vista. Logo após Londres juntou o seu esgoto e desviou rio abaixo mas os médicos não iriam aceitar totalmente as ideias de Snow pelos próximos 50 anos.
A grande depressão viu uma expansão das estações de tratamento de esgoto e das fábricas de papel higiênico, isso é basicamente o sistema que temos hoje.
30/05/23